sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conferência Regional da Juventude


O encontro contou com a presença de 18 municípios das microrregionais de Governador Valadares e Timóteo Autoridades municipais e principalmente, os jovens reforçam a importância da 1ª Conferência Regional da Juventude, dias 9 e 10. No encontro os jovens tiveram voz e vez, fazendo valer seus direitos de cidadãos, sugerindo projetos e demonstrando interesse nas políticas voltadas para a juventude. A abertura, na sexta-feira aconteceu no Lions Clube Centro, na Praça da Estação. 

O prefeito João Bosco Pessine e outras autoridades acompanharam os dois dias de encontro. Participaram da conferência 18 municípios das microrregionais de Governador Valadares e de Timóteo. Os temas discutidos serão encaminhados para a conferência estadual, levadas pelos delegados escolhidos durante o encontro. O deputado federal Leonardo Monteiro, também esteve presente durante a cerimônia de abertura de conferência e falou sobre a importância do jovem na sociedade. “O jovem é quem movimenta a sociedade, devemos sempre criar políticas voltadas para eles, cuidar para que não se percam em maus caminhos e construam um país melhor. Devemos acreditar no potencial deles e incentivá-los para que cresçam”, afirmou. No sábado, os jovens participaram de palestras, a primeira ministrada pelo deputado estadual, e autor da lei 18136/09, que instituiu a Política Estadual de Juventude, André Quintão, com o tema: “Juventude em rede para Cidadania e suas Conexões com o Plano Estadual de Juventude”.  

Quintão diz se percebe o interesse e disponibilidade do prefeito João Bosco em realizar ações com foco na juventude, “e é uma alegria muito grande ver que a secretaria criada por ele, a secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para Juventude, está viabilizando acesso a novos projetos para esse público”. A conferência contou ainda com a presença do subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, abordando o tema: Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 (Os desafios para a consolidação dos direitos sociais da Juventude em Minas Gerais) – “O que Minas Gerais faz por sua juventude”. “A juventude é um tema que se encontra em todos os lugares, na saúde, na educação, na defesa social, e sabemos que é necessário que exista um órgão público voltado somente para essas discussões. Vejo que Caratinga já conta com uma secretaria voltada para essa área e parabenizo o prefeito João Bosco pela iniciativa. Os jovens têm que participar mais efetivamente dessas ações”, comenta. O funcionário governamental tem viajado por todo o estado, acompanhando as conferências juvenis e ouvindo seus anseios e necessidades. “Nossa maior proposta com a conferência é ouvi-los para que assim seja possível criar prioridades para juventude em Minas”, disse. 

O prefeito João Bosco comentou a importância de manter um espaço aberto e democrático para toda a juventude. Ele citou ainda da importância do evento, destacando o trabalho da secretaria “que tem à frente o secretário Juarez e conta com uma equipe de profissionais qualificados e dedicados em suas funções”. O Departamento de Políticas para a Juventude ficou responsável pelo encontro e João Bosco cumprimenta o diretor Luciano Magela, “pela força e determinação em presentear nossa cidade com esse belíssimo encontro”. O chefe do executivo acredita que através da conferência, Caratinga e as outras cidades participantes realizarão mudanças produtivas que valorizam mais os jovens. “Os jovens caratinguenses podem ter certeza que continuaremos em busca de novas ações que valorizam e incentivam a todos”, concluiu. Para Samuel Araújo, a conferência marca um grande momento na juventude das cidades. “Estamos muitos felizes por participar de um evento, aqui temos voz e vez. Damos sugestões, realizando apresentações e debatendo sobre a juventude, só assim teremos o avanço que queremos”, disse. 

De acordo com Vinícius de Souza, de Ubaporanga, os jovens são o futuro do nosso país. “Toda ação voltada para nós é bem vinda. Agradecemos aos governantes por essa iniciativa”. Como delegado ele leva as propostas debatidas e voltadas para a juventude, destacando as questões do mercado de trabalho, drogas e “ações para ocupação de nossos jovens como acontece o projeto Projovem”. O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Luciano Magela ficou satisfeito com os resultados: “cada município participante compareceu com seus representantes, todos tiveram a oportunidade de expressar seus anseios e idéias. As palestras foram incentivadoras. Contamos também com a participação de pessoas importantes no meio jovem e autoridades políticas”. Luciano ainda informou que, “Caratinga, por sediar a conferência regional, já tem uma vaga garantida para um representante da cidade na etapa nacional, em Brasília, “levando os projetos e propostas para Caratinga e todo estado”, afirmou.

sábado, 24 de setembro de 2011

Concurso de Qualidade do Café

Foi realizado no município de Ubaporanga a primeira etapa do Concurso de Qualidade de Café das Matas de Minas- Unidade Regional da Emater-MG, região de Ipatinga. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, os técnicos da Emater de 10 municípios produtores de café, da região de São Sebastião do Anta até Santa Bárbara do Leste e Mutum, recolheram mais de 300 amostras de café natural ou café cereja descascado. 

Os técnicos da Emater ficaram na cidade entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, separando as amostras por categoria (café natural e café cereja descascado), descascando, codificando, determinando a umidade das amostras e porcentagem de grãos retidos na peneira 16, e catando manualmente preto, verde, ardido e brocado. 

Passaram para a segunda etapa as amostras de café que apresentaram umidade de 10% a 12% e com o mínimo de 60% dos grãos retidos na peneira 16 e para café natural e 70%, para o cereja descascado e isentos de cheiro e aspectos que comprometam a qualidade da bebida e tipo. A segunda etapa consiste na prova de xícara que será realizada na Copercafé em Caratinga, onde haverá separação por categoria de todas as amostras de café natural e as 10 melhores de café cereja descascado. 

A terceira etapa consiste na prova de xícara, separada por categoria de todas as amostras classificadas na etapa anterior para definição das 10 melhores amostras de café natural e das três melhores amostras de café cereja descascado. O encerramento do concurso de qualidade do café das Matas de Minas está previsto para o dia 14 de outubro com um seminário cafeeiro programado para a Ceasa, em Caratinga. De acordo com o representante da Emater em Ubaporanga, João Bosco, todos os produtores que participaram do concurso estão convidados a participarem no dia 14 de outubro, e os 10 primeiros colocados na região, na categoria café natural descascado serão premiados como também os 3 primeiros colocados na categoria café cereja descascado; todos os 13 produtores classificados receberão troféus.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conscientização Ambiental

A Prefeitura de Ubaporanga promoveu uma passeata de conscientização ambiental, contando com alunos, professores e funcionários públicos, com o objetivo de mostrar à população a importância de implantar a coleta seletiva no município. 

Foram distribuídas cartilhas com o calendário da coleta e instruções sobre como trabalhar o lixo. De acordo com o secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Oni Gomes Moreira, o lixão que fica situado Córrego do Meio, foi transformado em aterro controlado, visando controlar a quantidade da entrada de resíduos urbanos no local. 
O responsável pelo projeto, Sebastião Lima Neto disse que este trabalho ainda é lento pela falta de costume da população em relação à coleta seletiva. 


“A prefeitura está mais preocupada com a questão ambiental da cidade, a cada dia a quantidade de lixo do centro urbano está aumentando, trazendo vários problemas ambientais para a cidade”, diz ele. Lima Neto sabe que não será da noite para o dia que se verão resultados positivos, “por isso estamos primeiro trabalhando com a conscientização das pessoas”. 

O secretario de Obras e Urbanismo, João Batista de Oliveira,destacou que todo este trabalho sem o apoio da população seria nulo. “Para que tudo ocorra do jeito que esperamos, contamos com o apoio e compreensão de todos, separando o lixo na própria casa”.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Copa distrital de Ubaporanga 2011


Terminou no último domingo mais uma edição da copa distrital, campeonato que tem a organização da prefeitura municipal. Além do prefeito estiveram presente na cerimônia de premiação outras autoridades, como o vice-prefeito José Guimarães Moreira (Zizim Lucas), a secretária de Educação e Esporte, Magna Medina e o chefe de gabinete Hélio Carlos Hibner Campos. Nove equipes iniciaram a competição com jogos de ida e volta nas categorias, aspirante e titular. 

Nos aspirantes as duas equipes finalistas foram o Esporte Clube São Domingos, de Ubaporanga e o Palmeiras, do Aeroporto, sendo este último campeão em uma partida recheada de emoções. A equipe do São Domingos saiu na frente no placar no primeiro tempo e na segunda etapa o time do Aeroporto virou o placar que terminou 2 a 1. Na categoria titular foram finalistas o São Domingos e Pau de Folha. As duas equipes que chegaram à final depois de vencerem na semifinal, Manchester e União (São Sebastião do Batatal), respectivamente. 



O jogo começou muito movimentado: a equipe do São Domingos tomando a iniciativa da partida e tentando resolver logo no início. Depois de algumas tentativas ao gol sem sucesso o atacante do São Domingos invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Lalado, do Pau de Folhas, pênalti que o zagueiro Marquinho cobrou e abriu o placar. Com a vantagem no placar a equipe do São Domingos passou a jogar mais tranquilo enquanto o Pau de Folha corria atrás do seu gol. Mas no final o placar permaneceu mesmo 1 a 0 para o São Domingos, que pela primeira vez se consagrou campeão da copa distrital de Ubaporanga. A prefeitura premiou as equipes finalistas com troféus e premiação em dinheiro. 

De acordo com o departamento de Esporte foram distribuídos para os clubes R$ 5.000, sendo R$ 800 para o vice-campeão da categoria aspirante (E. C. São Domingos); R$ 1.200 para o campeão da mesma categoria (Palmeiras do Aeroporto); R$ 1.000 para o vice da categoria titular, (Pau de Folhas) e R$ 2.000 para o campeão ( São Domingos). De acordo com o prefeito Gilmar de Assis Rodrigues a premiação é importante porque valoriza a competição e motiva as equipes a estarem no campeonato. “Eu estou muito feliz por poder proporcionar momentos como esse, sabemos da importância do esporte para uma cidade e nós temos feito de tudo para movimentar bem o nosso esporte”. O prefeito destacou ainda o investimento que a administração tem feito na formação de jogadores com o apoio e custeamento da escolinha ubaporanguense de futebol. “Creio que dentro de pouco tempo teremos novamente aquele orgulho de ver times de Ubaporanga disputando campeonatos regionais” anima-se. Com o trabalho lembra o prefeito “estamos na semifinal do campeonato regional disputado por dez cidades e nós devido ao bom trabalho que tem sido feito, chegamos nessa semifinal com duas categorias e isso nos enche de orgulho por poder contribuir com o esporte da nossa cidade”.