segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Audiência Pública define aplicação de recurso

Na semana passada, em uma audiência pública com a participação da população, do assessor jurídico da prefeitura, Warley Luiz Vieira do Amaral, o contador Rodrigo Morais Viana, o presidente da Câmara Municipal Vicente da Silva Medina e o prefeito Gilmar de Assis Rodrigues, foram aprovados projetos que deverão ser executados no sistema de esgotamento sanitário. A votação foi conduzida pelo assessor jurídico Warley Luiz. 

O prefeito Gilmar de Assis Rodrigues mostrou quais são as necessidades do município, e deixou bem claro que a vontade da população deveria ser respeitada. 

O item de número 4 "Implantação e melhorias de sistemas públicos de esgotamento sanitário em municípios de até 50.000 habitantes, inclusive de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento econômico", da proposta de Emenda ao Projeto de Lei do Orçamento da União para o exercício de 2012, foi o vencedor. 

“Devemos trabalhar de forma democrática, da forma que fizemos esta audiência, todos saem ganhando e o povo fica satisfeito”, afirmou o prefeito.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jovens e Governo discutem políticas públicas para o segmento

Aconteceu no último final de semana , em Araxá, no Triângulo Mineiro, a 2ª Conferencia Estadual de Políticas Públicas de juventude do Estado de Minas Gerais. O evento foi organizado pelo governo do estado e contou a presença de mais de 500 jovens representando todas as regiões do estado. Segundo a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude de Minas Gerais, o objetivo do evento é estimular o amplo debate e garantir o exercício da democracia, fortalecendo assim, a interlocução entre a sociedade e o governo. O secretário de Estado de Esporte e da Juventude, deputado Braúlio Braz esteve na cerimônia de abertura e comentou sobre a conferência. “A conferencia tem o objetivo de proporcionar aos jovens mineiros a possibilidade de se posicionar enquanto um grupo da sociedade que cresce cada vez mais e marca seus espaços”. 

 O subsecretário da Juventude do Estado, Gabriel Azevedo, disse que o principal objetivo da subsecretaria é orientar o planejamento e a implantação das políticas públicas voltadas para os jovens mineiros. “Temos o importante papel de articular institucionalmente visando formar uma rede que trabalhe pela melhoria dos indicadores socioeconômicos da parcela da sociedade que está na faixa etária de 15 a 29 anos, diminuindo, assim, a vulnerabilidade juvenil”. Seguindo essa linha de raciocínio, foi implementada uma série de prioridades estratégicas para as quais a subsecretaria direcionará suas ações. “Pretendemos com isso fazer de Minas o melhor estado para se viver, considerando o jovem o elemento mais importante para a concretização desse projeto”. concluiu. 

A região de Caratinga esteve presente com um grupo de aproximadamente 20 pessoas representando 9 cidades: Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga, Piedade de Caratinga, Inhapim, São Sebastião de Anta, Imbé de Minas e Entre Folhas, além de Caratinga. De acordo com o responsável pela caravana e diretor de Políticas para a Juventude da prefeitura, Luciano Magela Campos, um evento como esse traz muitos benefícios para todos. “O aprendizado é muito grande, pois você troca experiências com diversas pessoas de diferentes regiões do Estado. Ainda de acordo com Luciano, é muito importante investir no jovem. “Precisamos mudar esse conceito de que jovem é problema e nos conscientizarmos que bem ou mal eles são o futuro, então porque não investir nesse futuro e garantir um país melhor?”. Na tarde de quarta-feira (16), o prefeito João Bosco, recebeu em seu gabinete os representantes dos municípios que participaram da 2ª Conferência Estadual de Políticas Publicas de Juventude. Os participantes se mostraram muito satisfeitos com a participação e com os resultados. De acordo com o representante do município de Ubaporanga, Valter Vicente de Paula, “é muito bom ver os resultados obtidos na conferência. Esse encontro foi proveitoso. Vai ser muito importante atuar para melhoram ainda mais as políticas públicas para a juventude participando da conferencia nacional. Agradeço ao prefeito de Caratinga, João Bosco, por nos apoiar como regional e incentivar para que os pequenos municípios invistam em trabalhos voltados para os jovens” afirmou. 

Gregory Felipe, membro do Conselho Municipal de Juventude, diz que “foi uma experiência muito válida, uma vez que conseguimos uma representatividade muito boa. Atraímos a atenção do Estado e vamos levar 12 representantes de nossa região para conferencia nacional”, disse. O diretor Luciano Magela Campos acrescenta que “podemos dizer que voltamos com mais ânimo, sabendo que a responsabilidade também é muito grande, principalmente no que se refere a juventude, mas estamos animados com os resultados’. Ele ressalta que a prefeitura de Caratinga “tem dado total apoio ao nosso trabalho e as outras prefeituras também, mandando seus representantes”. Luciano ainda destacou que a macrorregional de Caratinga se destacou muito no evento, uma vez que as outras macrorregionais como Timóteo e Governador Valadares terão poucos representantes na etapa nacional e “a nossa terá quase 1 representante por cada município” 

A etapa nacional acontecerá nos dias 9 a 12 de dezembro em Brasília.