segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ubaporanguense Ausente 2011

Difícil descrever o quanto foi boa a festa que aconteceu nestes últimos três dias em Ubaporanga.



O Ubaporanguense Ausente 2011 foi com toda certeza a melhor de todas as 11 edições já realizadas deste evento, na história de nossa cidade.

Iniciando na sexta-feira, com a super final do "1º Campeonato Regional de Futsal de Ubaporanga", Um grande jogo entre o time Lokomotiv e o Rastafari que terminou em uma bela vitória deste último.


 O time do Rastafari já tem história em Ubaporanga e com esta vitória se consagrou Deca-Campeão. Já o time Lokomotiv , mostrou-se uma grande equipe dentre os mais novos times de futsal de Ubaporanga. Eles contam com uma animada torcida e que, com toda certeza, ainda terá a oportunidade de ver todo o potencial do time para o qual torcem nas próximas competições que se realizarem em Ubaporanga.

Ainda na sexta-feira o show da noite foi com Jhonny e Max, dupla de cantores que são daqui mesmo de Ubaporanga, que animou o bom público que esteve presente neste primeiro dia da festa.

O sábado foi o dia reservado ao encontro entre os Ubaporanguenses ausentes e os presentes. Muita gente passeando pelas ruas da cidade e reencontrando com velhos amigos e conhecidos. E seguindo com a programação das festividades foram realizados momentos para visitação ao "Museu Histórico Cultural Joana Soares do nascimento" e à "Casa de Memória Zizi Bonfim" localizados em anexo à Biblioteca Pública de Ubaporanga. Outro momento para visitação aconteceu no Cineclube Budega onde foram exibidos alguns videos digitalizados de edições anteriores do Ubaporanguense Ausente.


A segunda noite da festa foi mascada pelo tradicional desfile das "Garotas Ubaporanguense Ausente". Um belo desfile, muito bem organizado e com belas jovens. E em seguida, aconteceu o show com a banda "Mania de Toalha", o show que encerrou esta segunda noite do evento.

O domingo, ultimo dia da festa, começou cedo. A Banda de Música Santa Cecília fez a tradicional alvorada, passando pelas principais ruas da cidade enquanto executava músicas de seu repertório.

Em seguida, aconteceu mais uma vez a Corrida Rústica de Ubaporanga, que contou com a participação de um bom número de corredores de nossa cidade e também de cidades vizinhas. Os corredores, divididos em três categorias (Adulto masculino, Adulto feminino, e Infantil) realizaram um uma bela prova, percorrendo um percurso de cerca de 3 Km.

O momento de pódio e da premiação dos vencedores foi especial pois evidenciou um belo exemplo de família. Foi a total hegemonia da família Moura, de Ubaporanga,  que venceu em todas as categorias, conquistando 1º, 2º e 3º lugar na categoria Adulto masculino, 1º lugar na categoria Adulto feminino, e 1º lugar na categoria Infantil.

O domingo ainda teve Voo livre com pilotos saltando do mirante de Ubaporanga, domingueira de pagode, e uma missa especial no início da noite.

E para encerrar com chave de ouro esta décima primeira edição do Ubaporanguense Ausente, após um breve momento em que falaram ao público o prefeito de Ubaporanga, Gilmar de Assis Rodrigues, e demais autoridades presentes á festa, agradecendo a presença do público e do apoio de toda a equipe da atual administração, foi dado início ao esperado grande show da festa.





A dupla Gian & Giovani iniciou um belo show, cantando seus maiores sucessos, e várias outras canções sertanejas e românticas muito conhecidas do público. Público este que, cantou junto e aplaudiu muito a dupla, que demostrou muita simpatia.

Enfim, foi definitivamente uma das melhores festas já realizadas em Ubaporanga e que ficará para a história do nosso município.


                 - - - - - - - - - - - - - -



Vale citar aqui alguns nomes, pois temos o dever de parabenizar àqueles que foram os responsáveis  pela organização geral do evento e principalmente aos responsáveis por organizar cada parte em separado como o Ângelo, que com sua equipe, cuidou do desfile das Garotas Ubaporanguense Ausente, o "Bide" que cuidou da corrida rústica, o "Geovani Carioca" que organizou o Campeonato de futsal, ás bibliotecárias Luciene e Geralda que organizaram o museu para visitação assim como á Martinha e o Vinícius fizeram no Cineclube.

Há mais nomes como todo o pessoal da secretaria de Ação Social que durante toda a festa esteve presente com uma barraca de artesanato e o pessoal da saúde que sempre está presente em cada evento realizado.

O sucesso do evento só foi possível pelo trabalho desta equipe. Parabéns mesmo.





segunda-feira, 18 de julho de 2011

11º Ubaporanguense Ausente

Este ano está sendo muito bom para quem gosta de festa em Ubaporanga. Sem descuidar de todos os outros compromissos da administração como obras e saúde, a prefeitura está organizando um grande evento para este mês de julho.


É o tradicional Ubaporanguense Ausente que terá sua décima primeira edição neste ano de 2011. A programação planejada está muito boa e o destaque é o show de domingo com Gian & Giovani que promete lotar a praça da matriz.

É nesse próximo fim de semana, e esperamos todos os Ubaporanguenses lá.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Drummond no Cineclube Budega

     Foi iniciado nesta terça-feira, dia 05 de Julho, mais um evento especial no espaço do Cineclube Budega. Trata-se da Exposição “Poesia + Cartum: Duas visões de Drummond”, uma mostra de trabalhos de cartunismo e poesia sobre o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade.

   Esta exposição foi organizada em Ubaporanga pela equipe do Cineclube, Vinícius (Cazuza) e Martinha, em parceria com o cartunista Camilo, de Caratinga.

   Basicamente esta exposição pode ser dividida em duas partes. A primeira com uma série de banners com ilustrações de Ziraldo, feitas para o livro “O Pipoqueiro da Esquina” que este publicou em conjunto com Drummond em 1981. A outra série de banners é de ilustrações de Camilo, baseadas na poesia “Eu Etiqueta” de Drummond. A exposição esteve recentemente na Casa Ziraldo de Cultura, em Caratinga, tendo uma ótima visitação do público.

   Em Ubaporanga, a exposição, que estará aberta ao público até o dia 18 de julho, terá um complemento, ganhando uma terceira parte. Será a exibição de vídeos curtos e documentários a respeito do poeta, além de textos de poesia e prosa, também de autoria de Drummond, que poderão ser vistos juntamente com todos os outros trabalhos já citados de Camilo e Ziraldo. Tudo no Cineclube Budega.

 E ainda complementando a exposição, será exibido na próxima terça-feira, dia 11 de julho, o filme: “O padre e a Moça” que também é baseado em uma obra de Drummond. A sessão começa ás 19:30 Horas.

   Vale conferir esta exposição. É interessante ver o trabalho de artistas como Camilo e Ziraldo, ambos Caratinguenses e de talento já reconhecido, combinados à sublime obra de Carlos Drummond de Andrade que, se não for o maior e melhor poeta que este país já teve, de certo é o maior e melhor poeta mineiro da face do universo. 


(Uma afirmação que deixa transparecer que o autor desta postagem também é fã dele.)


   Então é isso, você tem até o dia 18 de julho para visitar a exposição. Se você não conhece a obra de Carlos Drummond de Andrade é uma boa oportunidade de começar a conhecer.







E ao mesmo tempo

  

   E no mesmo momento em que foi aberta a exposição, também foi feito o lançamento do livro “Uai ?! Alguma coisa está errada.”


   De Camilo Lucas, cartunista caratinguense, o livro é uma segunda edição, revista e ampliada, que retrata o período que marcou a redemocratização do Brasil, com a eleição de Tancredo Neves no “Colégio Eleitoral” em 1985, marcando o fim da ditadura militar que teve início em 1964.
   Esta história é contada através de charges, publicadas no “Jornal do Norte”, de Montes Claros, e no “Diário do Rio Doce”, de Governador Valadares, além de textos de humor publicados em “A Semana Caratinguense”, tudo no período entre 1982 e 1985, englobando a campanha das “Diretas Já” até a eleição de Tancredo em pleno período do primeiro Rock in Rio. Com a eleição de Tancredo no dia 15 de janeiro de 1985, o autor reuniu as charges e editou em ordem cronológica, e foi curtir o Rock in Rio enquanto o livro era impresso.

   O lançamento foi já em fevereiro, um mês após a conclusão daqueles fatos, e o livro se tornou um registro histórico daquele período, o que foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura, que autorizou uma 2ª edição do mesmo para ser lançada dentro das comemorações dos 25 anos da redemocratização e do centenário de Tancredo Neves.

   O livro foi lançado em Caratinga no dia 22 de Julho e agora em Ubaporanga no Cineclube Budega o lancamento contou com a presença do autor, que conversou com o público alí presente, apresentando o livro a todos e em seguida presenteando com um exemplar à Biblioteca Pública Dona Luizinha Alves e ao Cineclube Budega.

   Após o lançamento em Ubaporanga, o livro ainda será lançado em São João Del Rei, no Memorial Tancredo Neves, museu que guarda os arquivos e o acervo do estadista mineiro, numa promoção da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ – dentro do seu festival de inverno. Em seguida, haverá também um lançamento em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, em data a ser marcada.