quinta-feira, 7 de julho de 2011

E ao mesmo tempo

  

   E no mesmo momento em que foi aberta a exposição, também foi feito o lançamento do livro “Uai ?! Alguma coisa está errada.”


   De Camilo Lucas, cartunista caratinguense, o livro é uma segunda edição, revista e ampliada, que retrata o período que marcou a redemocratização do Brasil, com a eleição de Tancredo Neves no “Colégio Eleitoral” em 1985, marcando o fim da ditadura militar que teve início em 1964.
   Esta história é contada através de charges, publicadas no “Jornal do Norte”, de Montes Claros, e no “Diário do Rio Doce”, de Governador Valadares, além de textos de humor publicados em “A Semana Caratinguense”, tudo no período entre 1982 e 1985, englobando a campanha das “Diretas Já” até a eleição de Tancredo em pleno período do primeiro Rock in Rio. Com a eleição de Tancredo no dia 15 de janeiro de 1985, o autor reuniu as charges e editou em ordem cronológica, e foi curtir o Rock in Rio enquanto o livro era impresso.

   O lançamento foi já em fevereiro, um mês após a conclusão daqueles fatos, e o livro se tornou um registro histórico daquele período, o que foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura, que autorizou uma 2ª edição do mesmo para ser lançada dentro das comemorações dos 25 anos da redemocratização e do centenário de Tancredo Neves.

   O livro foi lançado em Caratinga no dia 22 de Julho e agora em Ubaporanga no Cineclube Budega o lancamento contou com a presença do autor, que conversou com o público alí presente, apresentando o livro a todos e em seguida presenteando com um exemplar à Biblioteca Pública Dona Luizinha Alves e ao Cineclube Budega.

   Após o lançamento em Ubaporanga, o livro ainda será lançado em São João Del Rei, no Memorial Tancredo Neves, museu que guarda os arquivos e o acervo do estadista mineiro, numa promoção da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ – dentro do seu festival de inverno. Em seguida, haverá também um lançamento em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, em data a ser marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário