sábado, 25 de junho de 2011

Corpus Christi


   Deixando um pouco de lado as questões de administração e da prefeitura, é importante de vez em quando mostrar algumas coisas de Ubaporanga que fazem parte de sua própria história. E este blog também serve a este propósito: Mostrar a Ubaporanga em suas tradições e costumes.

Nesta última quinta-feira foi o feriado de Corpus Christi, (expressão latina que significa Corpo de Cristo) esta é uma festa Cristã. Um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia.

     Mas, sem querer diminuir a importância de tal missa ou da procissão realizada no dia, a tradição que torna a data memorável, e sobre a qual realmente se refere esta postagem é a construção do tradicional tapete de Corpus Christi.

   Em Ubaporanga o tapete se estende na Igreja de São Sebastião, na Praça Virgílio Rezende, seguindo pela Rua Domingos Gonçalves e depois pela Rua São Domingos até a Igreja Matriz na Praça João Ribeiro. Algo em torno de 1,5 Km de extensão.

   O trabalho de construir este tapete é iniciado e coordenado por alguns adultos, católicos praticantes e mais envolvidos com os trabalhos da Igreja, mas estes recebem tradicionalmente o apoio 'mais do que voluntário' de dezenas de jovens e principalmente de crianças que, mesmo não sendo necessariamente católicos, participam do mesmo jeito.
    E o que mostra o quanto essa tradição é antiga é fato de que, dificilmente se encontra alguém que tenha sido criado em Ubaporanga, que tenha morado na região central da cidade, nas proximidades das ruas onde por onde passa a procissão, que não tenha ajudado ao menos uma vez a fazer um pedaço do tapete, riscando o chão com giz ou pedaço de carvão, e preenchendo o desenho com casca de arroz ou serragem, colorida com tinta Xadrez.

   Não tanto pela religião envolvida mas pelo divertimento é que as crianças participam, e quanto aos adultos, mesmo alguns não católicos também ajudam. 


   Trata-se de vida comunitária, de estar envolvido com o que acontece na cidade, no bairro, na rua onde se mora. É esse tipo de envolvimento que torna possível a construção de um tapete de 1,5 km de extensão, e é o que faz com que cidades como Ubaporanga ainda tenham tradições como esta. 



Algo assim não se vê em grandes cidades e com certeza é algo que vale a pena registrar como uma das coisas boas de Ubaporanga.

  Há quem reclame que "em Ubaporanga não acontece nada", que "é uma cidade muito parada" e "sem nada para se fazer". Mas é preciso que os ubaporanguenses aprendam a enxergar que esta cidade nasceu e cresceu como um lugar tranquilo, está na essência do lugar.

   É verdade que Ubaporanga é um lugar muito pacífico, que não há aqui o movimento que se vê em algumas cidades vizinhas.

   Mas é preciso reconhecer que talvez essa seja justamente uma das qualidades daqui. Uma certa "paz e tranquilidade" que muitos lugares a nossa volta já não possuem mais. Eles perderam, e talvez não possam mais recuperar.


              - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

   Mas voltando ao tapete. Mais uma vez ficou muito bom. Parabéns a todos, crianças, jovens e adultos que o fizeram, mantendo a tradição. 


   Principalmente parabéns às crianças. Esse pequeno exército sempre muito disposto a se sujar completamente de tinta carvão e cal, só para ajudar a realizar essa bela obra de arte nas ruas de Ubaporanga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário